domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem – Conto  “Pausa” de Moacyr Scliar

Público alvo: 9º ano

Tempo previsto: 4 aulas.

Conteúdos e temas: pontuação; elementos da narrativa: personagem, tempo e espaço; vocabulário e expressões; descrições de lugares, física e psicológica; enredo e foco narrativo; discurso direto; características do gênero.

Competências e habilidades: antecipação de conhecimento; realizar inferências e levantar hipóteses; identificar características do gênero e ou tipo de texto; Inferir o assunto de um texto; Identificar elementos da narrativa (o que, quando, quem, onde, etc.).

Estratégias de ensino: trabalho em duplas / pequenos grupos; apresentação do professor com a participação dos alunos; jogo de sensibilização; leitura compartilhada; correção de texto entre pares.

Recursos: dicionários, internet, outros textos.

Avaliação: processual (registro de participação dos alunos); questões objetivas de interpretação do texto, com base nas competências e habilidades possíveis no texto. Produção escrita : recriação do texto, a partir do seu início com desenvolvimento livre a partir do momento que a personagem central Samuel sai de casa.

Procedimentos






Objetivos:

 Ativar conhecimento de mundo; antecipar ou predizer a partir de imagens e conhecimento de mundo; checar hipóteses; recuperar o contexto de produção.

Abordagem
- Expectativa em função do suporte:

Onde foi publicado?/ retirado?

Qual a editora?

- Expectativa em função da formação do gênero:

Qual a tipologia desse texto? Justifique

Por que é um texto narrativo? (presença de discurso direto)

Qual o gênero? (conto)

- Expectativa em função do autor:

Já leram outros textos dele?

- Antecipação do tema:

O título “Pausa” lembra o quê?  (tempo, relógio, parada)

- Expectativas de Leitura –

O que os alunos esperam dessa leitura, sobre que assunto vai tratar?/

Está relacionada a que?

 Objetivos de Leitura:
Desenvolver a capacidade de:

- produção de inferências globais;

- elaborar apreciações relativas a valores;

- ativação de conhecimentos de mundo;

- inferências locais;

- Inferências implícitas dos aspectos conotativos;

- durante a leitura

- localizar o tema;

- esclarecer palavras desconhecidas, explorando o vocabulário.



Depois da leitura
- Discussão sobre qual é o tema;

- Quais informações confirmam a tese escolhida.

- Quais vocábulos estão claros (explícitos) e quais foram deduzidos (implícitos);

- Estudo dos elementos da narrativa: (enredo, narrador, personagens, tempo, espaço)

Roteiro de Análise dos elementos da Narrativa http://variedadesecurisidades.blogspot.com.br/2013/06/01.html



Avaliação- Questões de Interpretação

Questões de Interpretação do texto: Pausa (Moacyr Scliar)

1)  O tema do texto  remete a :

a) a traição conjugal;

b) a fuga do trabalho;

c) a fuga da realidade;

d) a mudança de identidade;

2)  Qual alternativa confirma o tema do texto:

a)” Samuel subiu quatro lanços de uma escada vacilante;”

b) “Olhou para os lados e entrou furtivamente”

c) “Samuel dormia, sonhava”.

d) “O conjunto era uma máscara”

3)  No trecho “ Samuel subiu quatro lanços de escada  vacilante”, o termo sublinhado expressa:

a) certeza

b) dúvida

c) possibilidade

d) equilíbrio

4) O personagem demonstra claramente que esconde sua real identidade, através :

a) de uma máscara;

b) do uso do nome Isidoro;

c) do sonho;

d) do Índio

5)   O trecho “ O conjunto era uma máscara escura.”, expressa:

a) que o personagem se escondia;

b) era displicente com sua aparência

c) ia a um baile de carnaval

d) usava gel de barbear

Produção de texto:

Continue o seguinte trecho narrativo:


"Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu-se

rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando:

— Vais sair de novo, Samuel?

Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora

recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura.

— Todos os domingos tu sais cedo — observou a mulher com azedume na voz.

— Temos muito trabalho no escritório — disse o marido, secamente.

Ela olhou os sanduíches:

— Por que não vens almoçar?

— Já te disse: muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.

Recrie o texto de acordo com a sua imaginação, agora você é o narrador. Escreva cerca de 30 linhas desenvolvendo o seu enredo para o conto.

LUZIA LIANA DA SILVA POVOA ARTALE


Nenhum comentário:

Postar um comentário