terça-feira, 4 de junho de 2013

O Compromisso da leitura


INTEGRANTES:




ANDRÉA MARDEGAN ALMEIDA
CELIA MARIA ROVINA
JULIANA MARIA EGGERT PESSOA
LUZIA LIANA DA SILVA POVOA ARTALE
MARCIA MARIA DE OLIVEIRA






Ler e escrever é compromisso de todas as áreas, desta forma todos os professores devem assumir o comprometimento de um trabalho conjunto (interdisciplinaridade) empenhados em superar as dificuldades de leitura e escrita, pois as mesmas são fundamentais em todas as áreas, permitindo assim uma formação cultural mais ampla.

 A leitura se constitui como um dos avanços à busca do conhecimento sistemático e aprofundado, a escrita é o processo de registro de caracteres através de um meio, com a intenção de formar palavras e/ou outras amplas construções de linguagem.

 Nos dias de hoje, com a grande acessibilidade a tecnologia, é necessário usar as ferramentas que incentivem o gosto pela leitura, por temas que façam a diferença, fazendo das letras uma “arma” no intuito de formar verdadeiros cidadãos. Hoje, no mundo o qual vivemos, às vezes, fica muito difícil a concorrência com a tecnologia influenciando nossos alunos, eles estão antenados no twiter, no facebook e isso mudou muito nosso conceito, precisamos entrar no mundo deles para que possam adquirir hábitos de leitura.



 Como dizia Paulo Freire: ”Ler não é caminhar e nem voar sobre as palavras. Ler é reescrever o que estamos lendo, é perceber a conexão entre o texto e o contexto e como vincula com o meu contexto”.

Um comentário:

  1. É importante destacar que quando se diz bom leitor não é aquele que sabe ler, mas num conceito mais amplo é aquele que compreende o que está escrito, interpreta, infere.
    Portanto se faz pensar neste contexto que muitos alunos são alfabetizados, mas infelizmente não são leitores, pois muitos não compreendem um enunciado. Torna-se então necessária a conscientização no sentido que todos os educadores precisam se apropriar e oferecer em suas aulas situações problematizadoras, como já discutia Paulo Freire, para que nossos alunos venham a adquirir tais habilidades, tornando-os competentes leitores e consequentemente bons escritores.

    ResponderExcluir