quarta-feira, 5 de junho de 2013

 

Depoimento sobre Leitura e Escrita por Juliana Maria Eggert Pessoa

 
Ler é uma expêriencia divertida, que enriquece a alma, que alimenta os sonhos! Quando criança gostava muito de ler Monteiro Lobato.Um livro que mais me chamou a atenção foi Reinações de Narizinho.È um livro infantil maravilhoso.Pode ter certeza que uma infância só esta completa quando se lê um pouco da obra deste autor.Hoje indicaria também Histórias da Coleção Gato e Rato Volume 1 da autora Mary França-Editora Ática.
Esta coleção reuni cinco histórias como:O rabo do gato,Fogo no Céu,O pote de melado, O pega-pega e Surpresas.Indicaria tambem Romeu e Julieta da autora Ruth Rocha.O livro é um encanato!Nos ensina muito a respeito de um dos piores defeitos da humanidade: O Preconceito.
É singelo, maravilhosamente bem escrito,como tudo de Ruth Rocha esscreve.Conta a história de duas borboletas de cores diferentes que queriam brincar juntas e descobrir lugares e cores diferentes.
Fazendo minha as palavras de Fernando Pessoa: "Descobri que a leitura é uma espécie de sonho escravizador se devo sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos".
Sempre me dediquei a leitura, pois antes de mais nada é estímulo, é exemplo como diz Ruty Rocha,"O processo de leitura possibilita essa opereação maravilhosa que é o encontro do que esta dentro do livro com o que está guardado na nossa cabeça". 

Um comentário:

  1. Na verdade, a leitura e a escrita são partes incontestáveis para que haja uma inclusão do indivíduo dentro da sociedade. Tendo a escola a responsabilidade de sistematizar esses saberes, salienta-se que não é papel apenas do professor de língua portuguesa de utilizar o texto para uma aquisição significativa da linguagem. Outras disciplinas devem utilizar textos concretizados através dos gêneros disponíveis na sociedade e tipos formando conjunto com fim comum: a inserção do aluno no mundo letrado.
    Todo educador deve tomar para si um pouco de responsabilidade de consolidar a leitura e a escrita na sala de aula através dos textos.

    ResponderExcluir